Projetos em Parceria

Linha de Base Brasil

O Projeto de Pesquisa LINHA DE BASE BRASIL foi desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em oportunidades Educacionais (LAPOPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dentro da Pré-Escola Cantinho Feliz.

Tendo como principal objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem na primeira infância dentro da instituição de ensino formal. Posteriormente os dados coletados e suas avaliações se transformam em parte da tese de doutorado do professor William Corrêa de Melo.

Alguns dados coletados geraram avaliações importantes para a continuidade no método de abordagem pedagógica da nossa Pré-Escola, destacamos alguns relativos ao desenvolvimento cognitivo das nossas crianças:

1) avaliações técnicas cognitivas e emocionais acima da média comparadas aos dados de outras escolas municipais.

2) um aprendizado mais acelerado.

As hipóteses que foram levantadas pela equipe de pesquisa para explicar o resultado são:

  • a existência de duas profissionais (professora/auxiliar) por sala, o que melhora a interação professor/crianças;
  • boas práticas de gestão e envolvimento das famílias no processo educativo dos filhos;
  • programas de parentalidade que auxiliam os pais na educação dos filhos e impulsionam o bem-estar e desenvolvimento das crianças.

As pesquisas do Laboratório inserem-se no debate sobre oportunidades educacionais no Brasil, particularmente na educação básica. As investigações, que têm por cerne a preocupação com a democratização dos sistemas educacionais, focalizam fatores relacionados ao background familiar, aos processos escolares.

Para o Instituto Trilho essa parceria foi fundamental como retorno científico para que possamos aprimorar cada vez mais nossa metodologia pedagógica, ratificando o entendimento de que a melhor educação é aquela que singulariza o aprendente, o acolhe de forma integral e dialoga com as famílias num processo conjunto de responsabilidades.

Roda de Leitura

Tendo como base de que a Educação Infantil é essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar e que é um momento importante para que ela aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras, o Instituto Promundo em parceria com o Instituto Trilho, desenvolve ações de rodas de leitura e atividades complementares próprias à primeira infância, junto a três turmas da Pré-Escolar Cantinho Feliz.

O objetivo geral da parceria é desenvolver atividades pedagógicas e lúdicas com crianças na primeira infância através de oficinas de roda de leitura com o intuito de fortalecer a construção de mundo através do entendimento sobre autoproteção, não violência, equidade de gênero e raça, estimulando o protagonismo e a manifestação de seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões.

Programa P

O Manual do Programa P disponibiliza estratégias e atividades para engajar os homens na paternidade e no cuidado, envolvendo-os desde a gravidez até a primeira infância de seus filhos.

Trabalhar com homens enquanto pais é um ponto de entrada importante para discutir assuntos sensíveis sobre normas tradicionais de gênero e seus impactos negativos nas comunidades. Por meio de guias, dramatizações e atividades práticas (como aprender a mudar fraldas), homens e mulheres são incentivados a discutir e desafiar normas de gênero desiguais e a adotar comportamentos mais positivos nas suas famílias e comunidades.

Através da parceria com o Promundo, o Programa P é oferecido para homens, responsáveis pelos alunos matriculados na Pré-Escola Cantinho Feliz em Santa Teresa.

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Programa M

Dirigido a mulheres, o Programa M tem foco nos papéis equitativos de gênero, no empoderamento em contextos de relações interpessoais, saúde e direitos sexuais e reprodutivos.

Através da parceria entre o Instituto Trilho e o Instituto Promundo o programa é realizado bimestralmente na sede do Instituto Trilho com as mulheres das comunidades de Santa Teresa.

Através de reflexões críticas essas atividades de educação em grupo baseadas em evidências promovem a sensibilização de mulheres sobre desigualdades de gênero, saúde sexual e saúde reprodutiva e permitem-lhes desenvolver capacidades e atitudes associadas à autonomia nos relacionamentos.

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Fotografia

O projeto de fotografia, como parte do projeto Jovens Pelo Fim da Violência do Instituto Promundo, tem como objetivo trazer um curso profissionalizante para atender a jovens de comunidades periféricas do Rio de Janeiro. Para além da profissionalização, o projeto visa capacitar adolescentes e jovens para que se tornem disseminadores de temas relacionados à Direitos Humanos; Equidade de Gênero; Empoderamento Feminino e Masculinidades positivas.

O curso de fotografia formou 40 jovens no ano de 2022, além do desenvolvimento de uma campanha de comunicação que teve como objetivo promover as temáticas do projeto a nível comunitário e que alcançou mais de 15 mil pessoas.