Projetos próprios

Cada indivíduo, com suas subjetividades é olhado por nós como um ser social, pertencente a uma família, a uma comunidade e um contexto cultural.

O Instituto Trilho possui planejamento e estratégias para refletir o público que trabalha. A cada ano as equipes se reúnem para traçar esse perfil primário e secundário dos seus atendidos. O trabalho é absolutamente pensado para as mais de centenas de famílias atendidas. Trabalhar com pessoas em estado de vulnerabilidade econômica, social, racial e de gênero exige muita responsabilidade e compromisso. Por isso, nossos projetos próprios e parceiros, são multidisciplinares e multisetoriais, complexos como um ser humano deve ser olhado.

A Filosofia deste Instituto é apoiar este ser humano em todas as camadas que lhe atravessam. Para isso, não poderíamos deixar de nos estruturar com uma equipe permanente, institucional, que permeia cada ação e projeto: a equipe PSICOSSOCIAL, composta por profissionais da Psicologia, Serviço Social e Psicopedagogia.

Pré-Escola
Cantinho Feliz

É o principal projeto do Instituto Trilho, mantido com recursos privados e em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atende 100 crianças de 2 a 6 anos de idade, das diversas comunidades do bairro de Santa Teresa. Entendendo que a oferta de uma educação de qualidade é imprescindível na primeira infância, o Instituto, através da Pré-Escola Cantinho Feliz e seus demais projetos, preocupa-se em assegurar uma melhor qualidade de vida às crianças e seus familiares, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento dos sujeitos e a potencialização das famílias.

Em termos curriculares a Pré-Escola conta com uma coordenação geral e administrativa, uma coordenação pedagógica, psicopedagogia institucional, pedagogos, educadoras da primeira infância, funcionários estruturais e equipe psicossocial.

Um dos diferenciais do trabalho de base realizado pelo Instituto Trilho é a presença da equipe Psicossocial de forma constante na Pré-Escola. Desde a entrada e saída destas cem famílias ,na vida escolar, são acompanhados por essa equipe , que promove acolhimento e entrevistas iniciais, relatórios detalhados sobre a estrutura familiar apresentada, encaminhamentos para rede pública de saúde e trabalhista, encaminhamentos para os projetos próprios realizados pelo Instituto, reuniões mensais com responsáveis para reflexão e orientação parental e gráficos estatísticos sobre a inserção no mercado de trabalho dos principais responsáveis , na rede pública de saúde e outros pontos da vida civil de um cidadão. Monitoramento fundamental quando se trabalha com famílias em estado de vulnerabilidade social.

O trabalho é realizado através de pedagogia de projetos, com base socioemocional e cognitiva, com turno integral.

Confira os projetos que acontecem na Pré-Escola:

  • Atendimentos diários pela equipe Psicossocial, com devidos encaminhamentos e orientações de acesso a direitos públicos.
  • Parceria com o Posto Ernani Agrícola na prevenção e promoção da Saúde de toda a família.
  • Centro de Formação De Criação de Imagem Popular (CECIP) no aprimoramento de toda equipe em jornadas pedagógicas mensais.
  • Parceria com PROMUNDO: Programa P disponibiliza estratégias e atividades para engajar os homens na paternidade e no cuidado, envolvendo-os desde a gravidez até a primeira infância de seus filhos e o Programa M direcionado a mulheres, tem foco nos papéis equitativos de gênero, no empoderamento em contextos de relações interpessoais, saúde e direitos sexuais e reprodutivos. Além do RODA DE LEITURAS: um projeto que visa através de leituras de obras literárias trazer temas identitários da primeira infância para que ações pedagógicas e lúdicas sejam desenvolvidas na escola.
  • Escola Aberta; este projeto visa a participação das famílias na formação integral de seus filhos através da educação parental participativa. Encontros mensais com os responsáveis das crianças da Pré-Escola Cantinho Feliz que são convidados a refletir, com instrumento arteterapêutico, uma educação neurocompatível, não violenta comprometida com o desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social destas crianças. Respeitando e valorizando, sempre, as competências e subjetividades.

Trilhos do Saber

A desigualdade na educação, sobretudo com o advento da pandemia, afetou consideravelmente a população, pobre, negra e parda ratificando o histórico abismo que existe não só no acesso à educação, mas na qualidade do mesmo.

Neste contexto o Instituto reconhece os desafios da escola e sua responsabilidade de agir para amenizar os efeitos dessa desigualdade.

Surge o projeto Trilhos DO SABER, aulas gratuitas de reforço escolar, para jovens de 12 a 15 anos, moradores das comunidades de Santa Teresa no contraturno escolar.

Além do reforço no conteúdo formal aplicado nas escolas, neste projeto os jovens são convidados a desenvolver outras habilidades nas áreas culturais, de informática e cidadania. Entendemos que o processo de aprendizagem pode ser dificultado pelas próprias experiências emocionais vivenciadas e não estruturadas, por isso oferecemos ainda encontros terapêuticos de muita escuta e acolhimento onde estimulamos estes jovens a potencializar suas competências enquanto discentes.

Faz parte deste projeto o acompanhamento da equipe psicossocial e da psicopedagoga do Instituto para que possamos amparar por todos os lados a efetiva e qualitativa inclusão deste aprendiz no sistema educacional, ajudando-os no desenvolvimento de habilidades não só cognitivas, mas nas relações interpessoais e relacionais.

Clínica de Psicanálise Entre Nós

O projeto da Clínica de Psicanálise Entre Nós, funciona desde 2016, tem atuação muito expressiva em números de atendimentos, de forma híbrida, evidenciando a premência do atendimento psicoterápico para o público de comunidades vulneráveis, sobretudo após uma pandemia. Ao possibilitar o acesso ao serviço, de forma gratuita, a Clínica permite que os sujeitos expressem seus sofrimentos, muitas vezes multiplicados pela violência das desigualdades sociais. Todos os psicanalistas são formados e acompanhados por supervisores.

Ateliê Terapêutico

O Ateliê teve início em 2021 e pretende através da arteterapia atender grupos de pessoas num acompanhamento terapêutico ininterrupto. Objetiva–se o autoconhecimento, formação de redes de apoio e soluções criativas para obstáculos pessoais diários.

Os símbolos que surgem nas diferentes atividades expressivas propostas aparecem como caminhos que revelam conteúdos conscientes e inconscientes a serem integrados. O fato de trabalharmos em grupo potencializa a escuta e vínculos que posteriormente se transformam numa rede de apoio fundamental.

“QUEM OLHA PARA FORA SONHA, QUEM OLHA PARA DENTRO DESPERTA” CARL GUSTAV JUNG

Compartilhar

O projeto Compartilhar tem como proposta a capacitação em bordado, pintura e costura através da arteterapia. Desde sua criação, o projeto tem suas ações pensadas com o conceito ligado a sustentabilidade, com o aprimoramento das técnicas utilizadas, tendo como foco, o reaproveitamento de materiais como banners, tecidos, retalhos, descartáveis e recicláveis.

Além das oficinas de capacitação, há ações de fomento ao empreendedorismo como forma de inclusão e relação com o universo de trabalho, orientações sobre gestão de negócios e incentivo de criação de rede. Há a realização de atividades que elevam a autoestima dos participantes, favorecem sua formação cidadã e estimulam sua participação na vida pública do território. São realizados grupos sistemáticos onde acontecem discussões contextualizadas entre as participantes, para que as mesmas identifiquem esse espaço como referência para o convívio do grupo e que nele possa se desenvolver relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.

Toque de Mão

Este projeto surge da necessidade de se pensar coletivamente formas de geração de renda para as mulheres que já são atendidas pelo projeto COMPARTILHAR e tenham o intuito de que seus trabalhos artesanais sejam fonte de renda primária ou secundária. O grupo debate em encontros mecanismos e estratégias de aperfeiçoamento técnico, logístico de suas produções e criação de linhas de produtos. Algumas parcerias, como EMPREENDEDORISMO oferecido pelo SEBRAE, através de oficinas de gestão micro empresarial foram acrescidas ao TOQUE DE MÃO. Este é um importante espaço de escuta e trocas na formação de redes de empreendedoras do bairro.

Reacender

Equipe Psicossocial

O Reacender é o projeto do Instituto Trilho que contempla o eixo da Cidadania e perpassa, em diferentes momentos, pelos outros projetos da Instituição. Composta por uma equipe psicossocial (psicóloga e assistente social), tem o propósito de trabalhar de forma articulada com as famílias e os serviços do território. O projeto funciona através de atendimentos em grupos operativos, nos quais são debatidos temas referentes às questões do cotidiano e ocorrem quinzenalmente, e individuais, onde é aplicado o Plano de Ação Familiar (PAF) e identificadas demandas e potencialidades de trabalho com o participante, visando sua autonomia e vínculo com as outras instituições do território. Com a entrada do participante/família no Instituto é aplicado um questionário, que determina o marco zero, e ao final do primeiro ano de participação é aplicado um novo questionário para que a equipe possa avaliar a evolução do participante/família no projeto (o monitoramento ocorre ao longo do ano através de grupos operativos e nas reuniões individuais para trabalhar de forma individualizada o que o participante/família trouxe como demanda).

No eixo de educação a Equipe Psicossocial atua como apoio à equipe pedagógica, auxilia no cotidiano com os alunos e atua diretamente com as famílias visando um trabalho integrativo no sistema família x escola.

No eixo da saúde a Equipe Psicossocial trabalha de forma articulada com o sistema de saúde do bairro, para atender questões referentes à saúde física e mental dos seus participantes, e com a Clínica Entre Nós, muitas das vezes atuando como porta de entrada para os encaminhamentos para Clínica Social do bairro.

Já no eixo capacitação profissional e geração de renda a Equipe Psicossocial auxilia nas demandas trazidas pelos participantes e atua na busca de construir soluções para oportunizar o crescimento pessoal e profissional deles.

Em todos os eixos a Equipe Psicossocial busca realizar um trabalho de construção e fortalecimento da rede local para que os participantes do instituto se sintam pertencentes e fortalecidos no acesso a seus direitos e a uma melhor qualidade de vida.

Receba nossa Newsletter