Os projetos do Instituto Trilho foram delineados em Quatro Eixos de Atuação para promover a construção da cidadania e o desenvolvimento integral das comunidades de Santa Teresa – Educação, Saúde, Capacitação Profissional/Geração de Renda e Cidadania.
Todos os projetos estão comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que compõem a Agenda 2030, assinados pelos países signatários da Organização das Nações Unidas, em setembro de 2015. Trata-se de um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.
São 17 objetivos com mais de 100 metas de políticas públicas, inalcançáveis, se não forem tratadas com transversalidade. Busca-se, então, um ODS que funcione como um verdadeiro acelerador e impulsionador das demais.
E a primeira infância – o principal foco de atuação do Trilho, que implica no desenvolvimento das crianças e de suas famílias – tem sido apontado como um
desses aceleradores para se alcançar a justiça social. Samantha Salve, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Humano da PNUD – Brasil, nos diz que a primeira infância permeia toda a Agenda 2030 ao assegurar, a todas as meninas e meninos, de 0 a 6 anos, o desenvolvimento integral, acesso a cuidados e à educação infantil de qualidade.