Projetos

Os projetos do Instituto Trilho foram delineados em Quatro Eixos de Atuação para promover a construção da cidadania e o desenvolvimento integral das comunidades de Santa Teresa – Educação, Saúde, Capacitação Profissional/Geração de Renda e Cidadania.

Todos os projetos estão comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que compõem a Agenda 2030, assinados pelos países signatários da Organização das Nações Unidas, em setembro de 2015. Trata-se de um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

São 17 objetivos com mais de 100 metas de políticas públicas, inalcançáveis, se não forem tratadas com transversalidade. Busca-se, então, um ODS que funcione como um verdadeiro acelerador e impulsionador das demais.

E a primeira infância – o principal foco de atuação do Trilho, que implica no desenvolvimento das crianças e de suas famílias – tem sido apontado como um
desses aceleradores para se alcançar a justiça social. Samantha Salve, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Humano da PNUD – Brasil, nos diz que a primeira infância permeia toda a Agenda 2030 ao assegurar, a todas as meninas e meninos, de 0 a 6 anos, o desenvolvimento integral, acesso a cuidados e à educação infantil de qualidade.

Eixo da Educação

O primeiro eixo de atuação do Trilho está alinhado com o ODS de número 4, mais especificamente o objetivo 4.2, que pretende até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar.

Pré-Escola Cantinho Feliz

É um dos principais projetos do Trilho, mantido com recursos privados e em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atende 100 crianças de 2 a 6 anos de idade, das diversas comunidades do bairro de Santa Teresa. Entendendo que a oferta de uma educação de qualidade é imprescindível na primeira infância, o Instituto, através da Pré-Escola Cantinho Feliz e seus demais projetos, preocupa-se em assegurar uma melhor qualidade de vida às crianças e seus familiares, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento dos sujeitos e a potencialização das famílias.

A educação Infantil é, também, um direito da criança, previsto na Constituição Federal de 1988 e de acordo com o Art.29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996: “A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

Trilhinho Digital

As crianças do Pré-I e do Pré-II, da Pré-Escola Cantinho Feliz, são introduzidas no mundo da informática nas aulas da Trilhinho Digital, atividade extra da Escola, que beneficia 50 alunos. Aprendem a manusear a tecnologia, utilizam dessa ferramenta para ampliar ainda mais o conhecimento adquirido em sala de aula.

Eixo da Saúde

O segundo eixo de atuação mantém a perspectiva de que a promoção da saúde envolve a ação individual, da comunidade e a ação e o compromisso dos governos na busca de uma vida mais saudável para as pessoas.

Desse modo, o Instituto Trilho mantém parcerias regulares com a rede de saúde do território de Santa Teresa, atuando, fortemente com o CMS Ernani Agrícola, a Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello e iniciativas voluntárias privadas, como a Ótica Pacciello – Ipanema.

Clínica de Psicanálise Entre Nós

O projeto da Clínica de Psicanálise Entre Nós, que funciona desde 2016, tem atuação muito expressiva em números de atendimentos evidenciando a premência do atendimento psicoterápico para o público de comunidades vulneráveis. Ao possibilitar o acesso ao serviço, a Clínica permite que os sujeitos expressem seus sofrimentos, muitas vezes multiplicados pela violência das desigualdades sociais.

1243 ATENDIMENTOS
EM 2022

EIXO DA capacitação profissional e geração de renda

O terceiro eixo de atuação do Instituto – capacitação profissional /geração de renda - foi privilegiado pela questão de gênero e desenhado, sobretudo, para as mulheres. A escolha se deve em parte porque são elas, em grande número nas comunidades de Santa Teresa, as chefes de família e, em parte porque são em sua maioria, mulheres negras ou pardas que continuam na base da desigualdade de renda no Brasil, amargando além das maiores taxas de desemprego, os piores salários, de acordo com a pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça, do IBGE, de 20195.

O Instituto Trilho contemplou, também, os jovens, outro grupo afetado pelo desemprego, em seu terceiro eixo de atuação. O projeto de capacitação profissional trabalha em duas frentes:

Compartilhar

O projeto ensina bordado, pintura e costura através de oficinas e cursos, em sua sede, voltado para as mulheres das comunidades de Santa Teresa e, na Pré-Escola Cantinho Feliz, para os responsáveis dos alunos matriculados.

Trilho Digital

Parceria com a Ong Recode, através do compartilhamento de metodologia e tecnologias sociais. O objetivo é a inclusão digital e apoio ao mercado de trabalho. Os alunos entraram em contato com as ferramentas do Word, Excel e Power Point, a internet, mídias sociais e realizaram atividades baseadas em experiências empreendedoras do mercado de trabalho.

Toque de Mão

O projeto de Geração de Renda – Toque de Mão - atende mulheres que foram capacitadas e já empreendem. O projeto concentra seus esforços no fomento ao empreendedorismo como frente ao desemprego e forma de inclusão e relação com o universo do trabalho. Os projetos de geração de renda, como também, o de capacitação profissional são enriquecidos com a captação de recursos pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que será abordado em outro item deste Relatório Anual.

EIXO DA cidadania

Projeto Reacender

O eixo da Cidadania atua através do Projeto Reacender - trabalho desenvolvido pela equipe psicossocial do Instituto Trilho que envolve assuntos do cotidiano, tais como saúde, educação, trabalho e moradia. São assuntos debatidos em grupos operativos com supervisão de uma profissional da psicologia e do serviço social. Os pontos fortes e fracos de cada serviço da rede de Santa Teresa são identificados e trabalhados pelos participantes; assim, em grupo, percebem as potencialidades do território e buscam soluções para as fragilidades.

Também são debatidos temos relacionados às questões de gênero, identidade e raça: feminismo, feminismo negro, feminicídio e racismo.

O eixo da Cidadania atua através do Projeto Reacender - trabalho desenvolvido pela equipe psicossocial do Instituto Trilho que envolve assuntos do cotidiano, tais como saúde, educação, trabalho e moradia. São assuntos debatidos em grupos operativos com supervisão de uma profissional da psicologia e do serviço social. Os pontos fortes e fracos de cada serviço da rede de Santa Teresa são identificados e trabalhados pelos participantes; assim, em grupo, percebem as potencialidades do território e buscam soluções para as fragilidades.

Também são debatidos temos relacionados às questões de gênero, identidade e raça: feminismo, feminismo negro, feminicídio e racismo.